Política

Doria recua e anuncia que participará do primeiro debate das prévias do PSDB com Leite e Virgílio

Encontro, promovido pelo GLOBO e Valor Econômico, ocorrerá na terça-feira
O governador de São Paulo, João Doria Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
O governador de São Paulo, João Doria Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

RIO — O governador de São Paulo João Doria anunciou neste sábado que participará do primeiro debate das prévias do PSDB, que será promovido pelo GLOBO e Valor Econômico na próxima terça-feira, e transmitido em tempo real por sites e redes sociais dos dois veículos.

Leia: Para lançar Arthur do Val ao governo de SP, MBL pode deixar União Brasil após fusão

Ontem à tarde, ele havia divulgado carta informando que não participaria do evento , alegando que o PSDB não dialogou previamente com os candidatos sobre as regras e que "o formato não permitiu o entendimento entre todos". Neste sábado, no entanto, ele voltou atrás na decisão:

"Após receber centenas de mensagens do Brasil inteiro de filiados e apoiadores da sua candidatura, o governador de São Paulo, João Doria, reconsiderou sua decisão e irá participar do debate promovido pelo jornal O Globo e Valor Econômico no próximo dia 19 no Rio de Janeiro", informou em nota.

Renan Calheiros: Relator da CPI da Covid aponta Bolsonaro como integrante do 'núcleo de comando' de rede de fake news

Como previsto nas regras acertadas com o partido, e assinadas pela direção do PSDB e pelos demais pré-candidatos, mesmo sem a presença de Doria o debate estava mantido entre os outros participantes das prévias: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. O debate terá perguntas entre os pré-candidatos com tema livre e perguntas de colunistas do GLOBO e do Valor.

O modelo de perguntas livres entre candidatos e perguntas de jornalistas para candidatos é consagrado e usado há décadas em disputas majoritárias no Brasil e no mundo, e inclusive se tornou marca dos debates de prévias dos partidos norte-americanos.

A realização do evento foi anunciada publicamente pelo GLOBO e pelo PSDB no dia 3 de setembro e desde o início da organização o partido havia informado que todos os pré-candidatos — na época o senador Tasso Jereissati também estava na disputa — haviam se comprometido a participar com as regras que fossem estabelecidas pelos jornais.

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, que na sexta-feira lamentara a decisão de Doria, mas disse que a respeitava, comemorou neste sábado:

— É uma revisão de decisão bem-vinda. Vamos ao debate.

Um dos outros dois participantes do debate, Arthur Virgilio disse que recebeu a decisão de Doria com "alegria":

— Custava a crer que Doria, com a representatividade que tem, como governador de São Paulo, não participaria de um debate tão importante. Fico feliz com o fato de ter reconhecido que o debate, as divergências, as opiniões contrárias são o sal da terra.