Cães e gatos podem ser infectados, mas não transmitem a covid, diz pesquisa

Cerca de 90% dos animais, mesmo tendo contato com pessoas positivadas, não têm o vírus nas vias aéreas

Profissional da saúde com cachorro durante a pandemia
Pesquisa da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) ainda vai investigar se os animais desenvolvem anticorpos contra o coronavírus
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 03.out.2020

Só 11% dos cães e gatos que habitam casas de pessoas que tiveram a covid-19 apresentam o vírus nas vias aéreas. Esses animais, no entanto, não desenvolvem nem transmitem a doença, segundo pesquisa realizada pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Isso significa que eles apresentam exames moleculares positivos para o Sars-CoV-2, mas não têm sinais clínicos da doença.

Foram avaliados 55 animais, incluindo 45 cães e 10 gatos, segundo o médico veterinário Marconi Rodrigues de Farias, professor da Escola de Ciências da Vida da PUC-PR e um dos responsáveis pelo estudo.

Os animais foram divididos em 2 grupos: aqueles que tiveram contato com pessoas com diagnóstico de covid-19 e os que não tiveram. O objetivo da pesquisa é avaliar se os animais que convivem com pessoas com covid-19 apresentam sintomas semelhantes, como dificuldade para respirar ou secreção nasal, ou ocular.

Foram realizados testes PCR baseados na pesquisa do RNA (material genético do vírus) em amostras coletadas por swab e também coletas de sangue com o objetivo de ver se os cães e gatos domésticos tinham o vírus. “Eles pegam o vírus, mas este não replica nos cães e gatos. Eles não conseguem transmitir”, afirmou Farias.

De acordo com ele, a possibilidade de cães e gatos transmitirem a doença é muito pequena. Em torno de 90% dos animais, mesmo tendo contato com pessoas positivadas, não têm o vírus nas vias aéreas.

O pesquisador pontua, no entanto, que a continuidade do trabalho vai mostrar se o vírus pode sofrer mutação em contato com os animais. “Isso pode acontecer. Aí, o cão e o gato passariam a replicar o vírus. Pode acontecer no futuro. A gente não sabe”, afirma.

Por isso, segundo ele, é importante controlar a doença e vacinar a população em massa, de forma a evitar que os animais domésticos tenham acesso a uma alta carga viral que pode favorecer a mutação.

A nova etapa da pesquisa, que deve ser concluída entre novembro e dezembro deste ano, vai avaliar se cães e gatos produzem anticorpos contra o vírus.


Com informações da Agência Brasil

autores