Cultura

Fernanda Montenegro comemora 92 anos e ganha homenagem da filha: “Que o Brasil entenda, com gente como você, o quanto a arte pode fomentar amor”

A atriz está cercada pelos netos no sítio da família, na Região Serrana do Rio, já tomou a terceira dose da vacina contra a Covid-19, mas ainda evita aglomeração
Fernanda Montenegro com a filha, Fernanda Torres Foto: Reprodução Instagram
Fernanda Montenegro com a filha, Fernanda Torres Foto: Reprodução Instagram

Fernanda Montenegro faz anivesrário neste sábado (16). Ela está comemorando seus 92 anos cercada pelos fiilhos e pelos netos, no sítio da família em Secretário, na Região Serrana do Rio. A atriz já tomou a terceira dose da vacina contra a Covid-19, mas ainda não se sente segura para aglomerar.

Fernandona: 'Ensaio a despedida, mas ainda não estou no ensaio geral'

Primeira latino-americana e única brasileira já indicada ao Oscar de melhor atriz, Fernandona se prepara agora para ser eleita a próxima imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Não houve outros candidatos para a cadeira à qual a atriz concorre, a de número 17. A falta de concorrentes é interpretada na academia como uma homenagem à Fernanda.

Fernanda Montenegro lê trechos de seu livro de memórias; veja abaixo:

Atriz narra o trecho do livro em que conta o seu nascimento, no bairro do Campinho, subúrbio do Rio, e fala o que significou exercer seu ofício por 70 anos
Atriz narra o trecho do livro em que conta o seu nascimento, no bairro do Campinho, subúrbio do Rio, e fala o que significou exercer seu ofício por 70 anos

Ela também foi bastante celebrada hoje nas redes. A filha Fernanda Torres foi uma das que homenageou a mãe com um post emocionante. Fernandinha escreveu: "Feliz aniversário, minha mãe. Que o Brasil, tão trágico, bruto e desesperado entenda, com gente como você, o quanto a arte e a criação podem fomentar amor, progresso e civilização. Evoé (trecho de uma carta publicada na minha coluna na @folhadespaulo em 2019, ainda atual)".

Amigos e colegas de profissão fizeram posts dedicados a ela, uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos.

Maitê Proença escreveu: "Parabéns, Fernanda, e obrigada por tanto!".

Já Patrícia Pillar destacou o legado da artista: "Fernanda Montenegro chega aos 92 anos, prestes a se tornar Imortal na Academia Brasileira de Letras. Já não era sem tempo! Sua arte e seu legado já são partes indissociáveis de nossa cultura e identidade. Te desejo muita saúde, D. Fernanda! Um beijo cheio de carinho e admiração".

Letícia Sabatella repostou Patrícia Pillar e acrescentou: "A ela, o 'Louvor e a Glória', para sempre".