Por G1


Eduardo Bolsonaro posa vestido de sheik com esposa e filha durante viagem de comitiva para Dubai para participar da Expo 2020 — Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma foto do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) vestido de "sheik" durante uma viagem a Dubai (Emirados Árabes Unidos) gerou uma onda de críticas nesta segunda-feira (18). Na foto, que circula nas redes sociais, ele aparece ao lado da esposa, Heloísa Bolsonaro, e da filha deles, também vestidas com roupas daquele país.

Parlamentares da oposição questionaram os gastos do filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na comitiva brasileira que foi ao país em missão oficial para participar da Expo 2020.

Em uma rede social, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) afirmou que acionou o Ministério Público Federal para investigar os custos da viagem. "Queremos saber quem está pagando essa conta", escreveu.

O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) disse que solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que apure os recursos usados na viagem. "Pedimos ao TCU que investigue mais esse absurdo milionário em Dubai, que bancaria 100 bolsas de mestrado. A Ciência do nosso país está agonizando", disse.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) também criticou a atitude de Eduardo. "Gasolina a mais de R$ 7,00, gás a mais de R$ 100, povo comendo osso, pé e pescoço de galinha e representante do Brasil brincando de ser Sheik em Dubai com dinheiro público. Essa é a nova política?", questionou.

Na página do partido em uma rede social, o PSOL escreveu: "Macabro é a família Bolsonaro esbanjando em Dubai às custas do povo que está na fila pra comprar ossos e não morrer de fome. Isso é macabro".

A postagem era uma crítica indireta ao senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), irmão de Eduardo, que poucos antes havia classificado como "algo macabro" a reunião da CPI da Covid em que foram ouvidos representantes de vítimas da doença.

Durante a CPI nesta segunda, o senador Omar Aziz (PSD-AM) comentou a foto de Eduardo Bolsonaro. "Duduzinho Bolsonaro está em Dubai tirando foto com o dinheiro do povo brasileiro lá, não é? E acha que é melhor, mais honesto do que os outros brasileiros. Acha que é mais patriota. Está lá tirando foto. Eu vi uma foto dele aqui, ele de sheik, não é? É o verdadeiro sheik Dudu Bolsonaro", disse. Veja o vídeo abaixo.

'Duduzinho Bolsonaro está em Dubai tirando foto com o dinheiro do povo brasileiro'', diz Omar Aziz na CPI

'Duduzinho Bolsonaro está em Dubai tirando foto com o dinheiro do povo brasileiro'', diz Omar Aziz na CPI

Recursos próprios

Eduardo Bolsonaro também usou suas redes sociais nesta segunda-feira para se defender das críticas. Ele declarou que viajou com recursos próprios.

Depois, em tom de provocação, postou uma nova foto vestido de árabe. "Acabei de ser presenteado por um amigo árabe aqui com uma kandora, a roupa tradicional deles daqui que equivale ao nosso terno e gravata", escreveu.

No sábado (16), ele havia explicado a sua presença na missão oficial a Dubai dizendo que estava "trabalhando por acordos comerciais que beneficiem São Paulo e o Brasil". "Sem gastar nada de dinheiro público com minha viagem", acrescentou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!