Cultura TV

'Beatles: Get back': Aguardada série documental de Peter Jackson com cenas inéditas de estúdio ganha trailer; assista

Dividida em três episódios, a produção é resultado da edição de 60 horas de imagens inéditas de John, Paul, George e Ringo feitas em 1969
Cena da minissérie 'The Beatles: Get back', de Peter Jackson. Foto: Divulgação / Walt Disney Studios
Cena da minissérie 'The Beatles: Get back', de Peter Jackson. Foto: Divulgação / Walt Disney Studios

"The Beatles: Get back", a esperada minissérie documental sobre o quarteto de Liverpool dirigida por Peter Jackson, ganhou um trailer. Dividida em três episódios, a produção é resultado da edição de 60 horas de imagens inéditas de John, Paul, George e Ringo feitas em 1969, enquanto eles ensaiavam e faziam novas canções para "Let it be" (1970), último e icônico álbum da banda. O lançamento está previsto para acontecer ao longo dos dias 25, 26 e 27 de novembro. Assista ao trailer:

'Round 6': O que se sabe sobre uma possível segunda temporada

Além das imagens de estúdio, que mostram a intimidade dos músicos compondo sob pressão em um curto período de tempo, "Get back" também apresenta, pela primeira vez na íntegra, o famoso show dos Beatles no topo do edifício da Apple Corps (empresa fundada pela banda), em Londres, com participação do tecladista Billy Preston. Feito de maneira um tanto improvisada durante o inverno inglês, o show durou 42 minutos e teve de terminar mais cedo por intervenção da polícia, que alegou problemas de tráfego e ruído na rua. Foi a última apresentação do quarteto.

Lula em jogo? Saiba por que 'Squid game' ganhou o nome de 'Round 6' no Brasil

Originalmente, o projeto de Peter Jackson previa um documentário em longa-metragem para os cinemas, mas o corte final atingiu seis horas de duração e acabou sendo levado para o streaming. Em junho, o diretor — responsável pelas trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” — afirmou ao jornal britânico "Independent" que "o documentário é a história das fragilidades humanas e de uma parceria divina, um relato detalhado do processo criativo, com a elaboração de canções icônicas sob pressão, situado em meio ao clima social do início de 1969”.

Literatura: Chico Buarque lança primeiro livro de contos e mostra obra coesa ao retratar Brasil atual

Em 2018, Jackson usou tecnologia de ponta para produzir outro documentário, "Eles não envelhecerão", que impressionou pela qualidade da restauração de rolos de filmes da Primeira Guerra Mundial . O longa se concentra na experiência de soldados britânicos revelada pelos arquivos do Imperial War Museum (IWM), de Londres. O diretor e sua equipe fizeram uma restauração digital, ajustando os quadros por segundo, colorizando o filme e convertendo-o para 3D.