Por Gustavo Garcia, Marcela Mattos e Sara Resende, g1 e TV Globo — Brasília


Veja como foi o último discurso do relator Renan Calheiros na CPI da Covid

Veja como foi o último discurso do relator Renan Calheiros na CPI da Covid

No último discurso que realizou na condição de relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) chamou na noite desta terça-feira (26) o presidente Jair Bolsonaro de "despreparado", "desonesto", "caviloso" (falso, fingido), "arrogante", "autoritário", "homicida", entre outras adjetivações.

O g1 perguntou à assessoria de Bolsonaro se pretendia se manifestar e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.

Renan Calheiros fez o discurso pouco antes da votação que aprovou por 7 votos a 4 o relatório final da comissão, que acusa Bolsonaro de nove crimes e pede 80 indiciamentos.

Adversário político de Bolsonaro, o senador disse que o governo "sabotou a ciência" e que o presidente agiu como um "missionário enlouquecido para matar o próprio povo". Segundo ele, as "atrocidades cometidas por esse governo" não serão esquecidas.

"O caos do governo Jair Bolsonaro entrará para a história como o mais baixo degrau da indigência humana e civilizatória. Reúne o que há de mais rudimentar, infame e sombrio da humanidade", afirmou Renan.

O relator da CPI também chamou Bolsonaro de "homicida", que cultua "carniceiros", como ditadores latino-americanos e o coronel Brilhante Ustra, apontado como torturador durante a ditadura militar brasileira, e "está ao lado deles".

"Este relator está sobejamente convencido de que há um homicida homiziado no Palácio do Planalto. Sua trajetória é marcada pela pulsão da morte, pelo desejo de exterminar adversários, de armar a população e cultuar carniceiros assassinos como Brilhante Ustra, Augusto Pinochet, Strossner, Alfredo Strossner, Adolf Hitler e outros infames que completam a galeria tenebrosa de facínoras da humanidade. Bolsonaro está ao lado deles", afirmou.

Renan Calheiros disse ainda que a CPI cobrará "todas as punições" indicadas no relatório final.

"Nós não esqueceremos. O Brasil é o sétimo país na relação habitantes-percentual de mortes, com 2,819 óbitos por milhão de habitantes."

No discurso final, o relator também declarou que os integrantes da CPI enfrentaram "as bestas-feras que rugiram, ameaçaram e tentaram intimidar" a comissão, "sem sucesso".

"Eliminamos a agenda da morte repondo a verdade. O maior mérito dessa CPI foi existir, funcionar e iluminar as catacumbas da inoperância, da má-fé, da desonestidade e da morte. Os responsáveis estão apontados, seus crimes fartamente descritos e tipificados. É preciso a responsabilização penal", disse o emedebista.

"Passamos aqui mais de 400 horas de reunião defendendo vidas. Essa CPI é histórica e jamais será esquecida", concluiu Renan Calheiros.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!