Cultura TV

Morre, aos 75 anos, o autor de novelas Gilberto Braga

Estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Braga faria aniversário na segunda-feira, dia 1º de novembro
Gilberto Braga Foto: Divulgação
Gilberto Braga Foto: Divulgação

O autor de novelas Gilberto Braga morreu na noite desta terça-feira, aos 75 anos. De acordo com o blog da coluna do jornalista Ancelmo Gois , estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Braga faria aniversário na segunda-feira, dia 1º de novembro. Ele passou a enfrentar, nos últimos dias, uma infecção sistêmica a partir de perfuração de esófago, sem conseguir resistir as complicações. Gilberto era casado com o decorador Edgar Moura Brasil.

Gilberto Braga nasceu no Rio de Janeiro, no dia primeiro de novembro de 1945. Cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa. Posteriormente, trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal "O Globo".

Estreou na Globo como autor em 1972, com uma adaptação de "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas, para um "Caso Especial". Sua primeira experiência em telenovela foi com "Corrida do ouro", em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair.

O primeiro sucesso veio dois anos depois, com "Escrava Isaura". Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: "Dancin’ Days". Sua estreia em minisséries foi com "Anos Dourados", em 1986.

Gilberto Braga: Autor comentou os 70 anos da televisão no Brasil

Giberto Braga é lembrado, sobretudo, pelos grandes vilões e vilãs da TV. Alguns deles são lembrados até hoje, como Leôncio (Rubens de Falco), de "Escrava Isaura"; Kleber Simpson (José Lewgoy), de "Água viva" (1980); Felipe Barreto (Antonio Fagundes), de "O dono do mundo" (1991) e Laura (Cláudia Abreu) de "Celebridade". E claro, "Vale tudo", com seu encontro único de vilões, como Maria de Fátima (Gloria Pires), Marco Aurélio (Reginaldo Farias) e a inesquecível Odete Roitman (Beatriz Segall).

Entre outros trabalhos marcantes de Braga estão também "Corpo a corpo" e a minissérie "Anos Rebeldes". Ele venceu o Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2008 por "Paraíso tropical". Seu último trabalho foi "Babilônia" (2015).

Zezé Motta sobre Gilberto Braga : 'Em 1984, graças a você falamos de racismo em horário nobre'

Em entrevista à irmã, a historiadora Rosa Araújo, publicada no “Segundo Caderno” no ano passado , Braga elegeu a sua trama preferida: “De um modo geral, todo mundo prefere 'Vale tudo', mas eu, pessoalmente, gosto mais de 'Celebridade'. Porque em 'Vale tudo' eu ainda não tinha controle total. 'Celebridade' foi a primeira vez que pude fazer tudo o que queria, fui produtor dos discos."