Esportes Vôlei

Maurício Souza pede desculpas em perfil de menos de 100 seguidores após postagens de teor homofóbico

Atleta utilizou sua conta no Instagram, de 249 mil seguidores para atacar a DC na postagem sobre o Super-Homem. Pedido desculpas, porém, é publicado no Twitter para menos de 100
Maurício (de frente, de barba) em partida do Minas pelo Campeonato Mineiro de Vôlei Foto: Uarlen Valécio/Divulgação
Maurício (de frente, de barba) em partida do Minas pelo Campeonato Mineiro de Vôlei Foto: Uarlen Valécio/Divulgação

Após os principais patrocinadores cobrarem uma atitude do Minas , o central Maurício Souza se pronunciou após publicar postagens com teor homofóbico. Porém, utilizou a sua conta no Twitter, que tinha menos de 100 seguidores no momento da publicação, para isso. Já a do Instagram, onde atacou a DC na postagem sobre o Super-Homem bissexual, tem mais de 249 mil.

Entrevista : De volta ao Brasil, Wallace fala sobre Superliga, paixão por carros e racha provocado por Bolsonaro

"Pessoal, após conversar com meus familiares, colegas e diretoria do Clube, pensei muito sobre as últimas publicações que eu fiz no meu perfil. Estou vindo a público pedir desculpas a todos a quem desrespeitei ou ofendi, esta não foi minha intenção", escreveu o atleta.

O Minas Tênis Clube também se pronunciou oficialmente após toda a pressão sobre o central. Em nota, o clube afirma que o jogador está afastado e que o orientou a realizar uma retratação pública.

Homofobia: Renan dal Zotto: 'Tudo que não queremos no nosso esporte'

"O presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Vieira Santiago, se reuniu com o atleta Maurício Souza esta tarde e lhe informou sobre o seu afastamento por tempo indeterminado do Fiat/Gerdau/Minas. O atleta também recebeu uma multa e foi orientado a fazer uma retratação pública imediata", escreveu o clube.

"O Minas Tênis Clube reforça que não aceita e não aceitará manifestações intolerantes de qualquer forma e que  intensificará campanhas internas em prol da diversidade, respeito e união, por serem causas importantes e alinhadas com os valores institucionais", completou.

Um dos principais críticos da homofobia de Maurício, o ponteiro Douglas Souza lamentou o desfecho do imbróglio . Para ele, multa e um pedido de desculpas estão aquém do que o problema da homofobia exige.

"O famoso não vai dar em nada, né? Toda vez a mesma coisa, cansado disso de sempre ter falas criminosas e no máximo que rola é uma “multa” e uma retratação nas redes sociais. Até quando? Feliz pelas empresas se juntando contra e triste por atletas tentar passar o pano nisso. Vergonhoso. Todos os dias, todas as horas um dos nossos morrem. E o que temos? Uma retratação…..", publicou Douglas em suas redes sociais.

Críticas em post

No último dia 12, Maurício Souza criticou a história em quadrinhos do novo Super-Homem, na qual há um beijo entre o personagem e outro homem.

"Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar...", escreveu o jogador. E ainda criticou a decisão da TV Globo de usar pronome neutro nas novelas, em respeito a pessoas que preferem não se identificar a um gênero específico.

Nesta terça-feira, 26, a montadora Fiat e a produtora de aço Gerdau compartilharam os respectivos posicionamentos, nos quais ambas pediram ao clube “medidas cabíveis”, tendo em vista que Maurício realizou um discurso de ódio.

Na resposta inicial do time, emitido nesta segunda-feira, 25, o Minas disse que a opinião do central não representa o time, mas não elucidou se ele iria receber qualquer tipo de punição.

Repercussão: Super-homem bissexual divide o vôlei brasileiro e gera troca de 'indiretas' lideradas por Douglas e Maurício

“O Minas Tênis Clube pondera que já conversou com o atleta e tem orientado internamente sobre o assunto”, informava a nota.