Eduardo Leite tem melhor desempenho contra Lula do que João Doria

PoderData: governador do RS fica 30 pontos atrás do petista no 2º turno; Doria perderia por 35 p.p.

Eduardo Leite e João Doria disputam prévias do PSDB pela candidatura à Presidência em 2022
João Doria e Eduardo Leite são os 2 candidatos do PSDB nas prévias presidenciais do partido
Copyright Reprodução/Facebook - Sérgio Lima/Poder360

Pesquisa PoderData realizada nesta semana (25-27.out.2021) mostra que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) teria um desempenho melhor do que o do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em um 2º turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O governador do Rio Grande do Sul teria 18% contra 48% do petista em um eventual 2º turno, uma diferença de 30 pontos percentuais. Doria perderia por 35 p.p.: 16% a 51%.

Esta pesquisa foi realizada no período de 25 a 27 de outubro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 420 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

POR QUE ISSO IMPORTA

Porque é relevante que Leite tenha uma leve vantagem sobre Doria num confronto direto contra Lula. Os tucanos se enfrentam em novembro numa eleição interna no PSDB para ver quem será candidato.

TUCANOS CONTRA BOLSONARO

O presidente da República fica numericamente abaixo, mas empata com Eduardo Leite na margem de erro (36%, contra 40% do tucano) no 2º turno. Contra o governador de São Paulo, perderia de 46% a 38%, mas a vantagem do tucano está um pouco menor numericamente.

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISAS MAIS FREQUENTES

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.

autores