Política Eleições 2022

Prévias do PSDB: equipe da campanha de Leite acusa Doria de filiar prefeitos fora do prazo

Denúncia protocolada hoje aponta suspeitas de que o diretório de São Paulo "fraudou" o cadastro de recém-filiados no Tribunal Superior Eleitoral
Os governadores João Doria e Eduardo Leite são pré-candidatos do PSDB à Presidência Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
Os governadores João Doria e Eduardo Leite são pré-candidatos do PSDB à Presidência Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

BRASÍLIA - Os diretórios estaduais do PSDB da Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul entraram nesta quinta-feira com uma representação contra o diretório de São Paulo comandado pelo governador João Doria por suspeita de fraudes no registro de novos filiados. A denúncia foi protocolada na sede nacional do partido, em Brasília.

Em nota, a agremiação paulista rebateu o que chamou de "ilações irresponsáveis" e "sem sentido" que tem o intuito de "cercear o direito ao voto dos filiados de São Paulo".

Em tom de campanha : ministro da Saúde ataca governadores e diz que Bolsonaro 'vai matar a sede do povo do sertão'

O texto diz que o diretório de São Paulo filiou 92 prefeitos e vice-prefeitos do estado fora do prazo estabelecido pela sigla, com o objetivo de eles votarem nas prévias marcadas para novembro. Uma resolução define que somente filiados até 31 de maio podem participar das prévias. Segundo a representação, esses políticos teriam sido incluídos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com data retroativa.

O diretório paulista se justificou, dizendo que a legislação "não obriga que a filiação seja lançada no sistema na mesma data em que ocorre".

Mais prévias: Em disputa acirrada, Leite conquista vice-presidente do PSDB de SP e Doria o apoio do RN

Os denunciantes fazem parte da campanha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputa as primárias contra Doria e o ex-senador Arthur Virgílio para ver quem será o candidato a presidente na eleição presidencial do ano que vem.

—  É uma denúncia grave. É uma tentativa de fraude no processo eleitoral — afirmou o deputado Paulo Abi Ackel (PSDB-MG), que classificou o ato como uma "suposta tentativa de fabricar eleitores".  — Foi constatado que existem pessoas como votantes sem condições de votar, e esse volume chega a quase uma centena — acrescentou o ex-prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS).

O presidente do diretório de São Paulo, Marco Vinholi, declarou que parte das filiações ocorreram formalmente antes de 31 de maio. Ele não especificou, porém, quantos prefeitos e vices se filiaram antes da data limite e que, segundo seu entendimento, estão aptos a votar nas prévias.

— Considero isso uma estratégia eleitoral pra cercear o colégio eleitoral de São Paulo nas prévias. Isso é uma tentativa de ganhar mudando as regras. É como querer ganhar no tapetão, não tem sentido nenhum — disse ele.

Governador do Rio Grande do Sul e candidato das prévias do PSDB à presidência da República, Eduardo Leite avaliou como "frágil" a resposta do diretório estadual de São Paulo sobre as acusações de ter filiado prefeitos fora do prazo.

— A resposta (do diretório paulista) é muito frágil. Confirma que não foi um equívoco ter colocado datas diferentes. Foi deliberado, foi de fato a intenção. Existem fotos, registros de notícias, assinatura da ficha de filiação feita no dia 20 de julho de prefeitos de São Paulo e essas filiações agora estão aparecendo como se tivesse acontecido dia 15 de maio. Não se encontra sustentação para que tentem dizer que foi um ato festivo apenas, que já tinham feito a filiação antes — afirmou o governador ao GLOBO.

De acordo com Leite, as denúncias apontam para a possibilidade de ter ocorrido uma fraude, o que deve ser apurado pelo partido e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que segundo ele já cassou mandatos por fraude em filiações.

Já Doira disse que não houve fraude e que esse é um tema partidário, da executiva nacional, e não dele ou do Leite.

No texto, os diretórios ainda pedem à Executiva nacional a criação de uma comissão para tocar uma "investigação interna", a "exclusão imediata" dos recém-filiados no processo de prévias e o encaminhamento da representação ao Ministério Público eleitoral por "eventual fraude e falsidade ideológica".

"Os casos supramencionados certamente não são os únicos, devendo o assunto ser objeto de criteriosa apuração pela direção partidária", diz a representação, que é assinada pelos dirigentes das agremiações do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e Bahia.

Nos últimos dias, acirrou-se a disputa interna entre os dois governadores, que tentam converter dissidentes nos feudos dos oponentes. Leite ganhou o apoio da Juventude do PSDB, ligada ao senador Tasso Jereissati (CE), e do terceiro vice-presidente do PSDB paulista, Evandro Losacco, enquanto Doria recebeu o apoio unânime do diretório estadual do Rio Grande do Norte.

Debate das prévias tucanas: Arthur Virgílio defende legado de FH e se emociona

Em nota, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que a denúncia será analisada com "absoluta serenidade" e que os questionamentos já foram encaminhados ao diretório paulista. Araújo também destacou que os dados de filiados aptos a votar nas prévias são obtidos via TSE - ou seja, se houve mesmo a fraude, ela ocorreu no sistema da Justiça eleitoral.

Em junho, a direção tucana aprovou as regras das prévias do partido, com um modelo em que políticos com mandato eletivo têm peso maior do que o dos filiados, que responderão por 25% do colégio eleitoral. A medida foi considerada uma derrota para Doria pelo fato de São Paulo ter muito mais filiados do que os outros estados. (Colaborou Bianca Gomes)