Por Luiz Felipe Barbiéri, g1 — Brasília


Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, oficializa filiação ao PSD

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, oficializa filiação ao PSD

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se filiou nesta quarta-feira (27) ao PSD, partido do ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Até então, Pacheco era filiado ao DEM, legenda que decidiu se fundir com o PSL, partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018.

O presidente do Senado foi eleito deputado federal em 2014 pelo MDB. Em 2018, quando se elegeu senador, migrou para o DEM.

Com a filiação de Pacheco, o PSD passa a contar com os três senadores da bancada de Minas Gerais (Antonio Anastasia, Carlos Viana e Pacheco) e, no total, fica com 12 senadores, a segunda maior bancada da Casa.

A cerimônia de filiação aconteceu no Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília. A escolha do local, segundo o partido, é uma referência ao ex-presidente Juscelino Kubistchek (1956-1961).

Participaram do ato de filiação, entre outros, os governadores do Paraná, Ratinho Júnior; de Sergipe, Belivaldo Chagas; os prefeitos de Belo Horizonte (MG), Alexandre Kalil; e de Campo Grande (MS), Marquinhos Trad (MS); além de parlamentares do partido e de outras legendas, como os senadores Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Daniella Ribeiro (PP-PB).

Ato de filiação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao PSD — Foto: Luiz Felipe Barbiéri/g1

Discurso

Em seu discurso, que encerrou o evento, Pacheco disse que a "economia não deslancha" e citou o impacto da inflação na população.

"Não podemos tolerar um país com base agrícola e pecuária ter cidadãos passando fome e buscando comida no lixo", afirmou.

Pacheco afirmou que o país passa por um momento grave e precisa de decisões a favor dos brasileiros.

"Hoje, estamos todos cansados e descrentes. Estamos cansados de viver em meio a tanta incerteza, a tanta incompreensão e intolerância. Uma sociedade dividida, em que cada um não admite o contrário e não aceita a existência do outro, nunca irá chegar a lugar algum", disse Pacheco.

Questionado sobre eventual candidatura à Presidência da República, Pacheco disse que o propósito e o desejo do partido de ter candidato próprio ao Palácio do Planalto em 2022 é legítimo, mas “tudo tem o seu tempo”.

Segundo Pacheco, suas atribuições enquanto presidente do Congresso o impedem de antecipar discussões de ordem político-eleitoral.

“Nós devemos reservar para 2022 a definição em relação à posição do partido e não depende de mim, depende da posição do presidente Kassab, da Executiva Nacional e das bancadas federais e estaduais do partido”, afirmou.

Pacheco disse que pretende manter uma atitude de “pacificação e moderação” e de diálogo com o governo federal. O presidente do Senado destacou que é preciso "maturidade política" para separar as a questão eleitoral das relações institucionais.

"Questões político-partidárias de 2022 não podem interferir nas boas relações que precisamos ter neste momento”, disse Pacheco.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!