TIMES

Por Redação — Rio de Janeiro


Após sofrer pressão do Minas para fazer uma retratação depois de declarações homofóbicas, Maurício de Souza postou um vídeo em sua conta no Instagram pedindo desculpas por "defender o que acredito". Apesar do pedido de desculpas, o jogador reforçou que seguirá defendendo "sua opinião".

- Vim aqui para pedir desculpas a todos que se sentiram ofendidos com a minha opinião, por eu defender aquilo que eu acredito. Não foi a minha intenção. Assim como vocês defendem o que vocês acreditam, eu também tenho o direito de defender o que eu acredito. E precisamos brigar por isso.

No vídeo, Maurício ressaltou que sempre respeitou todos os homossexuais, mas não se mostrou arrependido pelas declarações homofóbicas. Inclusive, disse não entender o que de fato tinha feito mas estava certo de que não tinha cometido crime algum, pois a polícia não havia batido na porta da sua casa.

- Infelizmente, a gente não pode mais dar opinião, não pode mais colocar os valores acima de tudo, os valores de família, os valores do que a gente acredita. Mas os valores de vocês a gente tem que respeitar a qualquer custo, ou a gente é tachado como homofóbicos ou preconceituosos. Eu não concordo com isso (...) Eu não sei o que eu fiz, se foi algum crime, mas se fosse algum crime eu já estava preso, a polícia já teria vindo aqui em casa me prender. Eu acho que não foi crime nenhum o que eu fiz - reforçou.

Homofobia no vôlei: entenda o caso que terminou com a rescisão de Maurício Souza do Minas

Homofobia no vôlei: entenda o caso que terminou com a rescisão de Maurício Souza do Minas

Uma das empresas patrocinadoras do Minas, a Gerdau informou que segue cobrando medidas mais efetivas. O post de pedido de desculpas no perfil do Instagram era uma das exigências, mas a empresa cobra também que o jogador apague as postagem homofóbicas do perfil.

- Ainda em relação às recentes declarações do jogador Maurício Souza, da equipe de vôlei Fiat/ Gerdau/Minas, a Gerdau considera que as medidas tomadas até agora pelo clube foram importantes, mas aguarda ações mais efetivas. A empresa conversou com o clube, que confirmou que o atleta fará a retratação no mesmo perfil usado para divulgar as manifestações homofóbicas. A Gerdau também entende a necessidade de remoção dos conteúdos recentemente divulgados pelo atleta. A Gerdau aguarda o cumprimento dessas iniciativas. A empresa reforça seu compromisso com a diversidade e a inclusão, um valor inegociável para a companhia e, ainda, que repudia qualquer tipo de manifestação de cunho preconceituoso e homofóbico - disse a patrocinadora, em nota enviada à reportagem do ge.

Após a publicação de Maurício Souza, a reportagem voltou a procurar a Gerdau, que disse ainda não estar plenamente satisfeita.

Maurício Souza está afastado do Minas — Foto: Orlando Bento/Minas

Na noite de terça, Maurício Souza usou uma conta do Twitter com poucos seguidores (51 na hora da publicação) para pedir desculpas pelas declarações homofóbicas feitas. As postagens anteriores, que tomaram grande repercussão, foram feitas pela conta do Instagram, onde o atleta tem hoje quase 300 mil seguidores.

Primeiro post pedindo desculpas foi em um perfil de Maurício Souza com apenas 51 seguidores — Foto: Reprodução

Entenda o caso

Há cerca de duas semanas, a DC Comics anunciou que o novo Super-Homem, filho de Clark Kent, se descobrirá bissexual nas próximas edições das histórias em quadrinhos. O assunto, que foi um dos mais comentados do Twitter no dia da divulgação, também movimentou a comunidade do voleibol brasileiro.

Após a publicação da editora, Maurício Souza, postou a foto do Super-Homem e fez críticas à decisão da DC. O Minas se manifestou ainda na segunda-feira sobre a publicação do jogador. O clube disse que respeitava a liberdade de opinião de cada atleta, mas que não aceitava declarações homofóbicas.

- Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar - postou o jogador, que recebeu comentários de apoio de outros atletas do vôlei, como Wallace e Sidão.

O ponteiro Douglas, um dos destaques da seleção brasileira de vôlei nas Olimpíadas de Tóquio, faz parte da comunidade LGBTQIA+ e postou a mesma imagem da DC, com dizeres totalmente contrários ao exposto pelo jogador do Minas.

- Engraçado que eu não virei heterossexual vendo os super-heróis homens beijando mulheres. Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas eu tenho uma novidade pra sua heterossexualidade frágil. Vai ter beijo sim. Obrigado DC por pensar em representar todos nós e não só uma parte ❤️ - escreveu.

Mais do ge