Política CPI da Covid

CPI da Covid: Renan avalia incluir pelo menos mais 10 novos pedidos de indiciamento; saiba de quem

Grupo majoritário da CPI trabalha para incluir funcionários antigos e atuais do Ministério da Saúde entre os que terão o indiciamento pedido
O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros Foto: Agência Senado
O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros Foto: Agência Senado

BRASÍLIA — Senadores do grupo majoritário da CPI da Covid, o chamado G7, trabalham para inserir pelo menos dez novos nomes nos pedidos de indiciamento apresentados esta semana pelo relator , Renan Calheiros (MDB-AL). Na lista, estão integrantes e ex-integrantes do Ministério da Saúde, como o ex-coordenador de logística Alex Lial Marinho; o ex-assessor Marcelo Bento Pires; a fiscal de contratos Regina Célia de Oliveira; o secretário de Ciência e Tecnologia, Hélio Angotti Netto; e o assessor técnico Thiago Fernandes da Costa.

Eleições 2022: Bolsonaro intensifica negociações para se filiar ao PL de Valdemar Costa Neto

Também está na mira do colegiado Heitor Freire de Abreu, que é auxiliar do ministro da Defesa, Walter Braga Netto. Os dois trabalharam juntos no Centro de Coordenação de Operações da Pandemia, quando Braga Netto chefiou a Casa Civil. Outro que poderá entrar na lista é o reverendo Amilton Gomes de Paula, fundador da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah), uma associação privada — ele se envolveu na tentativa frustrada de venda de doses da AstraZeneca.

PEC do MP: 'Traições' do centrão ajudaram a barrar proposta, a maior derrota de Lira na presidência da Câmara

Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan já acatou diversas sugestões feitas ontem. Randolfe disse que ainda vai sugerir a inclusão do coronel da reserva Helcio Bruno de Almeida, presidente do Instituto Força Brasil (IFB), que teria intermediado encontros entre vendedores de vacinas e o Ministério da Saúde.

— Sempre é necessário um pente-fino no trabalho que foi feito. Pelo excesso de serviço, alguns nomes acabaram sendo omitidos. O relatório está perfeito, impecável, só por uma circunstância ou outra estamos vendo a possibilidade de acréscimos — disse Randolfe.

CPI da Covid : Crimes atribuídos a Bolsonaro somam 38 anos de prisão; aos filhos, seis meses

Na matéria completa, exclusiva para assinantes, veja a lista completa de possíveis novos indiciados , que inclui o reverendo que participou da tentativa frustrada de venda de doses da AstraZeneca.