Por G1 — Brasília


Blogueiro Allan dos Santos — Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

O blogueiro Allan dos Santos, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, afirmou em uma transmissão ao vivo na internet que deixou o Brasil.

Allan dos Santos é alvo de dois inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal e já foi alvo de operações da Polícia Federal (relembre no vídeo mais abaixo).

Um dos inquéritos apura ameaças a ministros do tribunal e disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. O outro apura o financiamento de atos antidemocráticos.

Nos dois casos, Allan dos Santos nega envolvimento em irregularidades.

No inquérito das fake news, por exemplo, o blogueiro diz que a investigação é "inconstitucional" e chegará à conclusão que ele "vive dos produtos que vende".

Youtubers, blogueiros e deputados apoiadores de Bolsonaro são alvo da Justiça

Youtubers, blogueiros e deputados apoiadores de Bolsonaro são alvo da Justiça

Os inquéritos

O chamado inquérito das fake news foi aberto em 2019 por determinação do presidente do STF, Dias Toffoli, para apurar "notícias fraudulentas". O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes.

A investigação apura ameaças a ministros do STF e a disseminação das fake news nas redes sociais. Em junho, o Supremo julgou uma ação do partido Rede Sustentabilidade, que questionava a legalidade o inquérito, e decidiu manter as apurações.

O inquérito sobre os atos antidemocráticos foi aberto pelo STF a pedido da Procuradoria Geral da República. As investigações foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

O pedido da PGR foi apresentado em 20 de abril, um dia após os atos realizados em todo o país que tinham entre os manifestantes defensores do fechamento do Congresso, do STF e da reedição do AI-5, o ato institucional que endureceu o regime militar no país.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!