Bolsonaro diz que COP26 levou “índia para atacar o Brasil” em Glasgow

Sobre visita à Itália, presidente diz que andou “na rua o tempo todo” e não viu chefes de Estado fazendo o mesmo

Bolsonaro conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada
O presidente Jair Bolsonaro conversou com apoiadores nesta 4ª feira, depois de voltar da Itália na 3ª
Copyright Reprodução/Foco do Brasil - 3.nov.2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta 4ª feira (3.nov.2021) que sofreu críticas por não ir à cerimônia de abertura da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Glasgow, na Escócia.

“Tão reclamando que eu não fui pra Glasgow. Levaram uma índia pra lá pra substituir o Raoni [Metuktire, líder indígena], né? Para atacar o Brasil”, disse a apoiadores no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro se referiu ao discurso da indígena brasileira Txai Suruí, de 24 anos, que representou os indígenas na conferência. Ela é ativista em Rondônia e defende o povo Paiter Suruí no Estado. O líder indígena Raoni Metuktire, da etnia caiapó, é conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia.

O chefe do Executivo completou: “Alguém viu algum alemão atacando a energia fóssil da Alemanha? Alguém já viu atacando a França porque lá a legislação ambiental não é nada perto da nossa? Ninguém critica o próprio país. Alguém já viu americano criticando aí as queimadas lá no estado da Califórnia? É só aqui, só aqui.”

Enquanto líderes mundiais como Joe Biden, dos EUA, Angela Merkel, da Alemanha, e Boris Johnson, do Reino Unido, estavam em Glasgow, Bolsonaro estava no norte da Itália. Visitou Anguillara Veneta e Pádua, cidade onde seu bisavô paterno nasceu.

No fim de semana, Bolsonaro esteve em Roma, onde aconteceu a Cúpula do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo. O presidente também rebateu as críticas em relação à sua agenda em Roma:

“Falaram que eu estava isolado lá na Itália. Teve uma passagem lá no sábado, num salão grande, pisei no peito do pé da Angela Merkel. Ela falou: só podia ser você. À noite, nos encontramos sem querer e conversamos meia hora”, disse. E continuou:

“Na Itália, andei na rua o tempo todo, não vi chefe de Estado andando na rua, muito turista lá, muito turista, encontrei um português, umas russas. Se eu não fosse presidente, não iria, nunca fui em Pádua, igreja de Santo Antônio é uma coisa inimaginável. Só fui porque sou presidente, senão não iria, deixo bem claro. Estou convidando ninguém, sei que é difícil e caro.”

autores