Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Anvisa relata nova ameaça contra aprovação de vacinas para Covid-19 em crianças

    Nova ameaça foi recebida pela agência 24 horas depois de um primeiro e-mail enviado à Anvisa com ameaças de um suposto pai que se nega a vacinar o filho

    Daniel Fernandesda CNN*

    Em São Paulo

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou, nesta quarta-feira (3), em nota, ter recebido, na última sexta-feira (29), um segundo e-mail com ameaças a servidores, diretores, funcionários terceirizados e seus familiares, caso vacinas contra a Covid-19 para crianças venham a ser aprovadas.

    A nova ameaça foi recebida pela agência 24 horas depois de um primeiro e-mail enviado à Anvisa com ameaças de um suposto pai que se nega a vacinar o filho. Os cinco diretores da agência registraram ocorrência na Polícia Federal após serem ameaçados, conforme informou a analista de política da CNN Basília Rodrigues.

    Na nota, a Anvisa afirma que, após receber as novas ameaças, alertou as  “as mesmas autoridades federais já alertadas no dia anterior, quando da primeira ameaça” — as presidências da República, do Senado, da Câmara e do STF; a Procuradoria-Geral da República; os ministérios da Justiça e da Saúde; Casa Civil; Polícia Federal; e Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

    Segundo a Anvisa, as mensagens “aparentemente” não têm o mesmo autor.

    “Em meio a essas ameaças ao Estado brasileiro, a Anvisa, que detém o poder de polícia desse mesmo Estado no campo da vigilância sanitária, segue com a sua missão institucional de proteger a saúde do cidadão de maneira ampla e se mantém na vanguarda do enfrentamento da Covid-19 em nosso país”, afirmou a agência em nota.

    Vacinação de crianças

    Até o momento, a Anvisa não ampliou a faixa etária de vacinação contra o novo coronavírus para crianças. Em agosto, a agência barrou a vacinação de crianças e adolescentes com Coronavac por falta de dados, mas o governo do estado de São Paulo envia hoje um ofício pedindo autorização à agência para a liberação e início de vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos de idade.

    Membros da equipe de saúde do estado participaram de reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quarta-feira (3). Na reunião foi discutida a inclusão deste novo público na campanha de imunização contra a Covid-19.

    Nesta terça-feira (2), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, endossou a recomendação para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, abrindo caminho para a vacinação imediata do grupo desta idade nos Estados Unidos.

    (*Com informações de Basília Rodrigues e Rafaela Lara, da CNN)