metropoles.com

Pacheco não descarta levar sabatina de Mendonça direto para o plenário

Rito prevê que as sabatinas sejam apreciadas primeiro pela CCJ da Casa. Relutância de Alcolumbre em pautar emperrou a indicação do ex-AGU

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) cercado por senadores da CAE no plenário
1 de 1 Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) cercado por senadores da CAE no plenário - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não descartou, nesta quinta-feira (4/11), a possibilidade de levar direto a plenário a sabatina de André Mendonça, indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A medida, contudo, é tida como drástica pelo senador, que espera esgotar antes todas as alternativas.

Nesta semana, o presidente da Casa convocou, para o fim do mês, semana de esforço concentrado para votação de indicação de autoridades. O gesto deu sobrevida a Mendonça, que aguarda desde julho deste ano a definição de uma data para sua sabatina pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A indicação do ex-advogado-geral da União enfrenta resistência do presidente do colegiado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Diante da má vontade de Alcolumbre para pautar a sabatina, Pacheco deixou em aberto a possibilidade de ignorar o rito e levar a sabatina de Mendonça direto ao plenário. “Acho que temos trabalhar com a hipótese real e concreta de que as comissões vão realizar o seu trabalho vão realizar as sabatinas, porque isso é a regularidade, é a normalidade”, esquivou-se o senador.

A semana de esforço concentrado está marcada para ocorrer entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro. Pacheco demonstrou otimismo com o andamento das sabatinas.

“O senador Davi está ciente do esforço concentrado, assim como todos os demais senadores. Acredito que vão realizar sabatinas, vamos poder apreciar os nomes nos plenários e o esforço concentrado será o mais proveitoso possível. O Senado vai cumprir seu dever”, assegurou o parlamentar.

PEC dos Precatórios

Pacheco também foi questionado por jornalistas sobre como será recebida a PEC dos Precatórios na Casa, caso a Câmara a aprove em segundo turno na próxima terça (9/11), e garantiu que tratará do assunto com a “urgência necessária”.

Nesta madrugada, deputados aprovaram texto alternativo ao original do relator por 312 votos – apenas quatro a mais do que os 308 necessários. A proposta precisa ser aprovada em segundo turno para ir ao Senado.

“Daremos a essa PEC a urgência necessária que ela merece. Temos um senso de urgência em relação à solução para os precatórios e a uma solução do espaço fiscal que respeite os tetos de gastos públicos, para poder garantir o novo programa social”, disse.

Pacheco não descartou, entretanto, que, uma vez aprovada pelos deputados, a matéria sofra alterações no texto pelo Senado. “A questão de mérito da proposta será analisada pelo plenário do Senado. A urgência não é em relação à PEC, mas ao espaço fiscal, à questão dos precatórios e à criação de um novo programa social que caiba no orçamento. Senso de urgência do Senado é para a solução desses fatos”, completou.

Pressionado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a dar andamento às “matérias caras” ao governo federal, Pacheco admitiu que poderá ignorar o rito, levando a PEC dos Precatórios direto ao plenário, caso julgue necessário.

“Quando disse da possibilidade de levar direto ao plenário, não podemos considerar a possibilidade de apreciar pela CCJ e percebo da comissão e do presidente Davi Alcolumbre esse senso de urgência. Mas vamos esperar a apreciação total pela Câmara”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?