ARCANE
Muito mais que um game

League of Legends ganha série inédita na Netflix para atrair até quem não conhece o jogo online mais popular do mundo (e consegue)

Paulo Pacheco Em colaboração para o Omelete

Game para computador mais popular do mundo, League of Legends (ou LoL) ultrapassou as fronteiras de seu universo para conquistar o streaming. A partir de 6 de novembro, será lançada pela Netflix a série Arcane, um "prólogo" com as histórias de Vi e Jinx até se tornarem campeãs (como são chamadas as personagens da franquia).

Se você é um dos 100 milhões de jogadores de LoL (total de competidores simultâneos em um único mês, segundo a Riot, desenvolvedora do produto), a animação inédita desvendará inúmeros quebra-cabeças e responderá dúvidas dos gamers (como o parentesco entre Vi e Jinx).

Contudo, se você nunca jogou e não sabe por que LoL faz tanto sucesso, também vai gostar de Arcane. Com uma trama recheada de ação e conflitos, a série atrairá um público novo, sem ligação com o game, mas que adora uma boa história. E, quem sabe, poderá se arriscar em League of Legends no futuro.

O que é ARCANE

Arcane foi criada por Christian Linke e Alex Yee. Os dois já eram funcionários da Riot quando resolveram mergulhar na história dos personagens que conheciam. “Existia essa história que ninguém estava contando. Era um sonho que sempre tivemos, mas que começou como uma ideia louca”, diz Linke em entrevista a um minidoc que você confere exclusivamente no YouTube do Omelete.

A série explora a diferença socioeconômica de duas cidades do universo de League of Legends: Piltover, desenvolvida e conhecida como Cidade do Progresso; e Zaun, periférica e localizada no subterrâneo da vizinha rica. Além disso, há o conflito entre ciência e magia (perseguida pelas autoridades de Piltover).

Neste contexto, são apresentadas ao espectador (Vi) Violet e Powder, irmãs que se protegem a qualquer custo, porém uma atitude errada da caçula romperá a amizade e colocará as duas em pé de guerra. É quando Powder ressurge como a poderosa Jinx, uma das personagens preferidas dos jogadores de LoL, para enfrentar Vi.

O controle da magia também movimenta a trama de Arcane, com suspense e até sedução, por meio dos cientistas Jayce e Viktor, personagens de League of Legends.

O que tem de LoL em Arcane

Quem joga League of Legends vai se identificar rapidamente com o enredo e os personagens de Arcane. Além das cidades e das protagonistas Vi e Jinx, outros campeões foram inseridos na trama, como a xerife Caitlyn, os cientistas Jayce e Viktor e o excêntrico professor Heimerdinger.

O visual dos personagens na série pode confundir o jogador de LoL, mas tem explicação: Arcane se passa em um período anterior ao do game justamente para que o público possa conhecer e ter intimidade com a trajetória de cada campeão.

Apesar das coincidências com o jogo, Arcane é praticamente uma produção independente de League of Legends, em que até os personagens mais conhecidos aparecerão com características diferentes por ser ambientado antes dos embates em LoL.

Vi e Jinx têm um relacionamento conturbado e são muito diferentes uma da outra. Vamos nos aprofundar nas histórias, nas dificuldades e nos relacionamentos das personagens, descobrir como é a vida delas e o que as levou a serem o que são hoje. Também vamos mostrar a quem não conhece o jogo por que amamos e estamos com elas há mais de uma década.
Christian Linke.png
Christian Linke, cocriador de Arcane
Quando nos propusemos a desenvolver Arcane, queríamos criar uma representação genuína dos campeões favoritos de vocês. Arcane é a nossa carta de amor aos jogadores e fãs que estiveram conosco ao longo desses anos e que nos ajudaram a transformar League of Legends no que ele é hoje.
Alex-Yee.png
Alex Yee, cocriador de Arcane
Dublar um jogo é mais difícil, porque tenho que imaginar uma ação e um contexto que não existem. Quando Arcane chegou, estava tudo ali para mim, consegui ver absolutamente todas as intenções, consegui sentir. A Vi me surpreendeu no começo, porque apesar de ser uma 'líder', ela tem uma certa inocência. Arcane fechou o meu quebra-cabeças.
Tati-Keplmair.png
Tatiane Keplmair, dubladora de Vi em League of Legends e Arcane
Nunca joguei LoL e não dublei Caitlyn no game [a voz é de Mabel Cezar], mas me identifiquei de cara com ela. É muito decidida, focada, tem objetivos e vai atrás deles, mas ao mesmo tempo tem uma percepção bondosa. O que mais gostei foi do visual da série, tive aquele primeiro impacto com a animação em si, ficou muito bonito!
Carina-Eiras.png
Carina Eiras, dubladora de Caitlyn em Arcane

CONHEÇA OS PERSONAGENS

SAIBA QUEM SÃO OS DUBLADORES DA SÉRIE

Elenco tem muitas vozes conhecidas, seja no Brasil ou lá fora

Arcane pode ser visto por quem nunca jogou LoL

Conflitos por poder, disputa entre cidades e briga familiar, tramas comuns na ficção, vão inserir Arcane no gosto de quem não está acostumado a League of Legends. A animação caprichada da Fortiche Productions, parceira da Riot na série, também contribui para a aceitação do produto. Arcane, definitivamente, é para todos os públicos.

Dubladora de Vi em LoL e Arcane, Tatiane Keplmair admite não ser uma gamer e vê seu filho de seis anos se aventurar nos jogos online. Para ela, que conheceu League of Legends a partir dos vídeos de fãs jogando com sua personagem, a série é um excelente cartão de visitas para o público novo.

"Dublar um jogo é mais difícil, porque tenho que imaginar uma ação e um contexto que não existem. Quando Arcane chegou, estava tudo ali para mim, consegui ver absolutamente todas as intenções, consegui sentir. A Vi me surpreendeu no começo, porque apesar de ser uma 'líder', ela tem uma certa inocência. Arcane fechou o meu quebra-cabeças", explica.

Carina Eiras também não conhecia LoL quando foi escolhida para dublar Caitlyn, campeã de Mabel Cezar no jogo. Como a xerife de Piltover aparecerá mais nova, a Riot optou por trocar a voz da personagem. Ela se surpreendeu com a qualidade gráfica da série.

"Nunca joguei LoL e não dublei Caitlyn no game, mas me identifiquei de cara com ela. É muito decidida, focada, tem objetivos e vai atrás deles, mas ao mesmo tempo tem uma percepção bondosa. O que mais gostei foi do visual da série, tive aquele primeiro impacto com a animação em si, ficou muito bonito!", analisa.

Arcane tem 9 episódios. A partir deste sábado, serão disponibilizados 3 a cada semana, com a temporada sendo concluída em 20 de novembro na Netflix.

Publicado 07 de Novembro de 2021
Edição Beatriz Amendola
Coordenação Jorge Corrêa
Direção de Arte Luiz Carlos Torreão
Designer Kaique Vieira
Designer Paola Murbach