Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Desabamento de gruta deixa nove mortos em Altinópolis, no interior de São Paulo

    Dos 28 bombeiros civis que se envolveram no acidente, 18 não se feriram e um foi socorrido

    Douglas PortoKaluan Bernardoda CNN

    em São Paulo

    O Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CBPMESP) confirmou, neste domingo (31), nove mortes entre os bombeiros civis soterrados no desabamento em uma gruta em Altinópolis, no interior do estado, distante aproximadamente 330 quilômetros da capital. Todas as vítimas desaparecidas foram localizadas.

    Das 28 pessoas envolvidas no curso de salvamento que era ministrado no local no momento do acidente, 18 pessoas não se feriram e uma foi socorrida. De acordo com a corporação, são 75 bombeiros e 20 viaturas foram empenhadas durante 18 horas de resgate.

    Segundo o major Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, em entrevista à CNN, foram enviadas viaturas de São Paulo, Campinas e São José do Rio Preto para o local. As equipes permanecem no local para realizar o deslocamento dos corpos até o posto de comando.

    O prefeito de Altinópolis, José Roberto Ferracin Marques (PSD), decretou luto oficial por três dias pelos óbitos. O governador em exercício, Carlão Pignatari (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), prestou seus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas. O governador João Doria (PSDB) e o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) estão em viagem oficial à Conferência do Clima da ONU (COP26), em Glasgow, na Escócia.

    Segundo o governo estadual, desde o início da madrugada, quatro equipes do Corpo de Bombeiros já estavam trabalhando no atendimento e salvamento das vítimas. Um grupo de especialistas em resgate, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), decolou em um King Air da PM às 11h30 do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, rumo ao município para reforçar o trabalho.

    Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros auxiliaram nas buscas. Dois helicópteros Águia foram disponibilizados para apoiar as ações das equipes, que contam com o reforço do policiamento territorial.