Cinema

Por g1


Ator Alec Baldwin e a diretora de fotografia Halyna Hutchins — Foto: Sonia Recchia/Getty Images/AFP; Angela Weiss/AFP

O ator americano Alec Baldwin falou neste sábado (30), pela primeira vez diante das câmeras, sobre o incidente num set de filmagens que terminou com a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, aos 42 anos. Ela foi atingida quando o artista disparou uma arma de fogo durante o ensaio da equipe nas gravações do filme "Rust", em 21 de outubro, no Novo México.

"Ela era minha amiga", disse Baldwin, bastante tenso ao se dirigir a um grupo de paparazzi. A conversa foi divulgada pelo site TMZ. "No dia em que cheguei a Santa Fé e comecei a filmar, eu a levei para jantar junto com Joel [Souza], o diretor [também ferido após o disparo]. Nós éramos uma equipe muito, muito azeitada rodando um filme, e então aconteceu essa coisa horrível."

O ator – cujo representante já havia dito que a morte da diretora ocorreu por acidente – explicou que não está autorizado a fazer comentários a respeito do caso, ainda sob investigação (veja detalhes nos vídeos abaixo e ao final desta reportagem). Durante a breve entrevista, que ocorreu à beira de uma estrada em Manchester, Vermont, ele estava acompanhado da esposa, Hilaria.

LEIA TAMBÉM:

Ao se aproximar dos paparazzi, Baldwin perguntou o que eles gostariam de saber e alegou que, por ordem do gabinete do xerife de Santa Fé, responsável pela apuração do acidente, não poderia fornecer detalhes.

O ator também falou sobre as campanhas que, depois da morte da diretora de fotografia, passaram a pedir que a indústria reveja o uso de armas de fogo no cinema e na TV. "Um esforço contínuo para limitar o uso de armas de fogo em sets de filmagem é algo em que estou extremamente interessado", disse.

"Não sou um especialista nessa área. Portanto, qualquer que seja a decisão a respeito do melhor caminho a seguir, em termos de garantir a segurança das pessoas nos sets de filmagem, sou totalmente a favor e cooperarei com isso de todas as maneiras que puder."

Perguntado se acredita que a produção de "Rust" pode recomeçar, Baldwin respondeu: "Duvido".

Alec Baldwin disparou arma que matou mulher durante gravações de filme, diz polícia

Alec Baldwin disparou arma que matou mulher durante gravações de filme, diz polícia

Halyna Hutchins: quem era diretora morta por Alec Baldwin em set

Halyna Hutchins: quem era diretora morta por Alec Baldwin em set

Diretor do filme em que integrante da equipe foi morta acidentalmente dá detalhes do que aconteceu antes da tragédia

Diretor do filme em que integrante da equipe foi morta acidentalmente dá detalhes do que aconteceu antes da tragédia

Autoridades afirmam que arma usada por Alec Baldwin não era cenográfica

Autoridades afirmam que arma usada por Alec Baldwin não era cenográfica

Polícia encontrou projétil de chumbo

O xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza, afirmou nesta quarta-feira (27) que investigadores recuperaram um projétil de chumbo que pode ter sido disparado da arma usada por Alec Baldwin.

Na entrevista, o xerife afirmou que:

  • a polícia acredita que o projétil de chumbo saiu da arma usada por Baldwin, mas testes ainda deveriam ser realizados;
  • o projétil foi recuperado do ombro do diretor Joel Souza, que também foi atingido no incidente, pela equipe médica;
  • duas pessoas da produção, o diretor assistente Dave Halls e a armeira Hannah Gutierrez Reed, mexeram e/ou inspecionaram a arma antes de entregar a Baldwin (Halls disse em depoimento que não fez a inspeção completa, segundo o jornal "The New York Times");
  • poucas pessoas estavam no local exato do incidente, mas cerca de 100 estavam no set;
  • a polícia confiscou cerca de 600 itens da produção. Entre eles estavam três armas de fogo, uma delas a que acreditam ter sido usada por Baldwin, cerca de 500 balas, roupas e outros itens;
  • todos os itens confiscados na investigação vão ser encaminhados para o laboratório de análises do FBI;
  • e ainda é cedo para comentar possíveis acusações criminais, mas a investigação deveria continuar e prisões poderiam ser feitas caso seja determinado que houve crime e causa provável.

VÍDEOS: os mais vistos da semana no g1

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!