Equipe de TV registra terremoto ao vivo na Turquia

Repórter estava fazendo uma transmissão no distrito de Elbistan, em Kahramanmaras, quando os tremores atingiram a região

Na imagem, o repórter da rede de televisão Demirören Haber Ajansı
Copyright Reprodução/Twitter @dhaenglish - 6.fev.2023

Um repórter da televisão turca Demirören Haber Ajansı registrou ao vivo um dos tremores que atingiram a Turquia nesta 2ª feira (6.fev.2023). Ele estava no distrito de Elbistan, na cidade de Kahramanmaras.

A equipe de reportagem falava sobre o resgate de vítimas de desabamentos que foram realizados no local.

No vídeo divulgado pelo próprio canal nas redes sociais, é possível ver a imagem tremer. As pessoas que estão ao redor do repórter correm para se afastarem dos prédios.

Terremotos

Uma sequência de terremotos atingiu o centro da Turquia e o noroeste da Síria a partir da madrugada desta 2ª feira (6.fev.2023). Os tremores superaram 7 graus na escala Richter e são os maiores na região desde 1939.

O tremor teve dezenas de réplicas e foi sentido no Chipre, Iraque, Israel e Líbano.

Cerca de 2.619 pessoas morreram e outras 12.530 ficaram feridas depois da sequência de terremotos na Turquia e na Síria. Governos e organizações internacionais anunciaram que enviarão equipes de resgate e médicos para ajudar os países.

Segundo dados divulgados até às 15h15 (horário de Brasília) pelo ministério do Interior da Turquia, 1.651 pessoas morreram e 11.119 ficaram feridas. Os casos foram registrados nas províncias de Kahramanmaraş, Gaziantep, Şanlıurfa, Diyarbakır, Adana, Adıyaman, Osmaniye, Hatay, Kilis e Malatya.

Ao menos 1.293 morreram na Síria, segundo dados divulgados pela Al Jazeera até às 17h30 (horário de Brasília). Os números contabilizados pelo Ministério da Saúde do país e divulgados pela agência local Sana indicam 593 mortos e 1.411 feridos nas regiões de Lattakia, Aleppo, Hama e Tartous.

A discrepância nos números de mortos sírios se dá pela dificuldade de reunir os dados da região noroeste do país, que está ocupado pela oposição ao governo de Bashar Al-Assad. O país vive uma guerra civil desde 2011.

Novos terremotos

O Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo reportou ao menos 28 novos terremotos de magnitudes de 3.9 a 7.5 até às 10h04 desta 2ª feira (6.fev) na região.

O 1º terremoto foi registrado por volta das 07h21 na região central do país em um intervalo de 20 minutos, com magnitude 7,5.

autores