Música
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

Morto na quarta-feira, de causas naturais, o americano Burt Bacharach é uma daquelas figuras das quais você muitas vezes nem conhece o rosto ou o nome - mas certamente já ouviu bastante (e até mesmo assoviou as melodias de) algumas das suas canções. Abaixo, uma lista do essencial deste mago do pop, que embalou gerações e influenciou incontáveis músicos.

“Raindrops keep fallin' on my head” (1969)

Grande sucesso no Brasil (onde ganhou várias versões, entre elas “Gotas de chuva na minha cuíca”, do Trio Mocotó), a música de Burt Bacharach com seu parceiro mais constante, o letrista Hal David, ganhou mundo na gravação do cantor B.J. Thomas - na trilha do filme “Butch Cassidy”, ela ainda conquistou um Oscar de canção original.

“I say a little prayer” (1967)

Uma das mais bem-sucedidas composições de Bacharach e David, foi sucesso na gravação de Dionne Warwick e, seis meses depois, na de Aretha Franklin, no disco “Aretha Now”. Em 1997, a canção voltou às paradas, na versão reggae de Diana King, parte da trilha sonora do filme “O casamento do meu melhor amigo”.

“(They long to be) close to you” (1970)

Grande sucesso no Brasil, a composição de Bacharach e David foi também o maior hit da dupla Carpenters. Lançada em 15 de maio de 1970, a música se manteve por quatro semanas no topo das paradas de sucesso dos Estados Unidos e, anos mais tarde, tornou-se o tema romântico de Marge e Homer, do desenho animado “Os Simpsons”.

“I'll never fall in love again” (1969)

Uma das músicas mais conhecidas de Dionne Warwick, a composição de Burt Bacharach e Hal David foi feita para o musical de 1968 “Promises, promises”. Com a cantora, ela se tornou um clássico do chamado easy listening. Já a gravação de Bobbie Gentry chegou ao topo das paradas britânicas.

“This guy's in love with you” (1968)

Hit de Burt Bacharach e David que chegou ao primeiro lugar das paradas americanas, a música foi gravada pelo trompetista Herb Alpert, líder da Tijuana Brass, grupo de muito sucesso nos anos 1960. Só que, ao invés de apenas tocar seu instrumento, Alpert também resolveu ser o vocalista da faixa.

“The look of love” (1967)

Mais uma de Bacharach e Hal David, a canção foi lançada em 1967 na voz da inglesa Dusty Springfield e chamou a atenção por sua sensualidade, em boa parte vinda da batida de bossa nova. Pouco depois, foi sucesso na gravação do grupo do pianista brasileiro Sergio Mendes e, bem mais tarde, na voz da musa do jazz Diana Krall.

“Arthur's theme (best that you can do)” (1981)

Um dos grandes sucessos de rádio dos anos 1980, a canção foi feita por Burt Bacharach, Carole Bayer Sager, Peter Allen e Christopher Cross, famoso cantor da época, que emprestou seus vocais à gravação. Feita para o filme “Arthur, O Milionário Sedutor”, ela foi parar no topo da Billboard e ganhou um Oscar.

“That's what friends are for” (1986)

Composta com Carole Bayer Sager, a canção foi gravada inicialmente em 1982, por Rod Stewart, mas se tornou famosa na versão que reuniu Dionne Warwick, Elton John, Gladys Knight e Stevie Wonder, feita como forma de arrecadar fundos para um projeto de pesquisa e prevenção da AIDS. Com essas vozes, ela chegou ao primeiro lugar das paradas americanas.

“God give me strength” (1996)

A canção, uma parceria de Burt Bacharach com um de seus grandes admiradores, o cantor Elvis Costello, nasceu em 1996, e era direcionada à trilha do filme “A voz do meu coração”. Dois anos depois, ela evoluiu para um disco inteiro de músicas dos dois, no qual Costello regravou a composição em sua voz.

Mais recente Próxima 'Nikki': Burt Bacharach compôs música para a filha, que cometeu suicídio em 2007
Mais do Globo

O Ebrahim Raisi, aos 63 anos, morreu após a queda de um dos três helicópteros de seu comboio presidencial, no domingo

Irã anuncia cinco dias de luto pela morte do presidente Raisi

Apresentação especial está marcada para 2 de junho, na Concha Acústica de Salvador

Caetano Veloso vai subir ao palco com Xande de Pilares na estreia da turnê 'Xande canta Caetano'

Moradores dizem que calçada foi descaracterizada e reclamam de corte de árvore

Obras feitas por novo dono de imóvel na Rua Marquês de São Vicente, na Gávea, causam polêmica

Rubens Lopes é aguardado para testemunhar na quarta-feira

Polícia do Rio quer ouvir presidente da Ferj sobre áudio entregue a John Textor

Competição terá uma nova configuração em 2024/2025

Entenda como vai funcionar o novo formato da Champions League, que terá novatos entre gigantes

Maior ídolo do clube não quis opinar sobre comportamento do atacante, que perdeu a camisa 10 ao vestir uniforme do Corinthians

Como Zico reagiu à atitude de Gabigol e punição do Flamengo