Blog da Andréia Sadi

Por Andréia Sadi

Apresentadora do Estúdio I, na GloboNews, comentarista de política da CBN e escrevo sobre os bastidores da política no g1


Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara, Arthur Lira. — Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO; Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) enviou uma mensagem para todos os líderes convocando-os para uma reunião em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, planeja apresentar o arcabouço fiscal. O encontro deve acontecer nesta quarta-feira (29), às 17h, na residência oficial de Lira.

O arcabouço fiscal substituirá o teto de gastos, regra que limita o crescimento de grande parte das despesas da União à inflação.

A previsão era que a nova regra fosse apresentada assim que Lula (PT) voltasse da China. Porém, a viagem não aconteceu por questões de saúde - o que antecipou a apresentação de Haddad.

O entendimento do governo Lula é que o teto de gastos, a regra em vigor atualmente, não permitiu que o país investisse com deveria nos últimos anos, trazendo prejuízos para diversas áreas, como infraestrutura, moradia, educação e saúde.

Há uma grande expectativa em torno da apresentação da nova regra tanto no mercado financeiro quanto na classe política.

Na quinta-feira (30), acontecerá uma reunião convocada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), onde Haddad também apresentará aos senadores a nova regra fiscal.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você