TIMES

Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Visual China Group via Getty Images

Uma mensagem nas redes sociais de Daryl Morey, Gerente Geral do Houston Rockets, estremeceu as relações entre a NBA, a franquia texana e a China. Na noite da última sexta-feira, o dirigente publicou uma foto com uma mensagem em inglês a favor das manifestações em Hong Kong: "Fight for freedom, stand with Hong Kong", ou, traduzindo para o português, "Lute pela liberdade, apoie Hong Kong".

Embora deletado horas depois, o tweet causou um enorme atrito entre os Rockets e o mercado chinês, o mais poderoso fora dos Estados Unidos do ponto de vista de consumo do produto NBA. Agora, o Houston Rockets tentará manobrar consequências como a perda de patrocinadores chineses e veto declarado dos principais canais de transmissão do país asiático.

Mensagem do dirigente Daryl Morey, dos Rockets, nas redes sociais — Foto: Reprodução redes sociais

Em um comunicado, a NBA reconheceu que as opiniões expressas por Morey "ofenderam profundamente muitos de nossos amigos e fãs na China, o que é lamentável". Uma versão em chinês divulgada pela liga foi além, dizendo que a NBA estava "extremamente decepcionada" com as "observações inapropriadas" de Morey.

Dono dos Rockets, Tilman Fertitta também tentou consertar a situação no dia seguinte à postagem de Morey ao escrever, também no Twitter, que o dirigente não responde pela organização Houston Rockets. Ainda segundo Fertitta, a equipe não é uma entidade política.

Arrependido, Morey se mexeu e tentou consertar a situação no último domingo.

- Eu não pretendia que minha mensagem causasse qualquer ofensa aos fãs e meus amigos dos Rockets na China. Estava apenas expressando um pensamento, baseado na interpretação de um evento complicado. Tive muitas oportunidades desde a mensagem para ouvir e considerar outras perspectivas. Sempre apreciei o apoio significativo que nossos fãs e patrocinadores chineses deram e espero que aqueles que estão chateados saibam que ofendê-los ou entendê-los mal não era minha intenção. Minhas mensagens são minhas e de forma alguma representam os Rockets ou a NBA - escreveu Daryl Morey.

Já nessa segunda-feira, a NBA adotou um tom mais conciliador e de apoio aos Rockets ao publicar que "Daryl deixou claro que seu tweet não representa os Rockets ou a NBA, e a liga valoriza que indivíduos se eduquem e compartilhem suas opiniões sobre assuntos que importam a eles".

Quem é Daryl Morey e o que acontece em Hong Kong?

Daryl Morey é reconhecidamente um dos mais competentes dirigentes da NBA. Tem faro para bons jogadores e estafe técnico. Levou Harden para Houston, selecionou o excelente pivô Clint Capela no fim de uma primeira rodada de Draft, e em sua mais recente cartada, trocou o pesado contrato de Chris Paul pelo medalhão Russell Westbrook. Só que ao opinar publicamente sobre as manifestações em Hong Kong, Morey pôs todo seu prestígio em risco.

Nenê posa para foto ao lado de Daryl Morey, gerente geral dos Rockets — Foto: Reprodução das redes sociais

Do ponto de vista político, a relação entre Hong Kong e China é historicamente conturbada. Desde junho desse ano, no entanto, as tensões foram potencializadas. Centenas de milhares de pessoas têm ido às ruas de Hong Kong para manifestar oposição a um projeto de lei que pode trazer grandes consequências à já fragilizada autonomia da cidade asiática. Segundo o projeto, pessoas acusadas de crimes contra a China continental poderiam ser extraditadas da Região Administrativa Especial de Hong Kong.

Críticos do projeto defendem que os extraditados poderiam ter um julgamento injusto, sendo tratados com violência na China, e que isso poderia colocar ativistas e jornalistas em risco. Também argumentam que daria à China mais controle sobre a cidade. Ou seja, a partir do momento em que se manifestou a favor de Hong Kong, o gerente geral dos Rockets comprou uma briga das grandes com a China.

A importância do mercado chinês para a NBA

País mais populoso do mundo com cerca de 1.4 bilhões de pessoas, estima-se que a China tenha 300 milhões de praticantes do basquete. Curiosamente, o Houston Rockets pode ser apontado como motivador inicial para tamanho interesse. Após selecionar o pivô Yao Ming na primeira posição do Draft de 2002, a franquia, assim como o basquete, explodiu em popularidade na China.

Yao Ming em ação pelo Houston Rockets — Foto: Getty Images

Em 2008, foi lançada a NBA China, braço condutor dos negócios da liga no país. De acordo com a Forbes, o órgão vale atualmente mais de US$ 4 bilhões. Com o passar dos anos as relações foram estreitadas, e de 2014 pra cá, 17 times da NBA já disputaram 26 partidas em Pequim, Guangzhou, Macau, Shanghai, Shenzhen e Taipé.

A NBA e a Tencent Holdings Limited, mídia chinesa que detém uma plataforma de transmissão ao vivo, anunciaram recentemente uma extensão de parceria até a temporada 2024-25. O acordo vale US$ 1.5 bilhão, e a Tencent estima que cerca de 500 milhões de chineses sejam consumidores de conteúdo da NBA.

Durante a temporada 2018-2019, as franquias da NBA conquistaram 47 milhões de novos seguidores nas plataformas de mídia social chinesas, de acordo com o relatório anual da liga sobre o desempenho digital das equipes.

Consequências da mensagem de Daryl Morey

Suspensão de parcerias entre instituições chinesas e os Rockets
A Associação Chinesa de Basquete, presidida por Yao Ming, informou através de uma rede social local que irá suspender a parceria com o Houston Rockets. Patrocinadores e emissoras de TV terão a msma atitude.

Jogos dos Rockets vetados na China
A CCTV 5, canal estatal que transmite os jogos, anunciou que não irá mais transmitir partidas do Houston Rockets esse ano. A Associação Chinesa também decidiu não transmitir os jogos do Houston Rockets no país durante a temporada 2019-2020, assim como não irá alimentar o público com qualquer noticiário referente à franquia.

Parceria entre a NBA e a Tencent estremecida
Após a mensagem de Daryl Morey, se não fica ameaçada, a parceria bilionária entre a NBA e a mídia chinesa no mínimo enfrenta um estremecimento.

Cancelamento de jogos da afiliada dos Rockets na China
A Associação Chinesa cancelou jogos de exibição entre o Vipers de Rio Grande Valley (representante do Houston Rockets) e o Texas Legends (Dallas Mavericks), ambos da G-League.

Mais do ge